A Associação Cultural Tocando a Vida – ACTV foi criada em 2010 por iniciativa de um grupo de mães são-bernardenses que, ao verem seus filhos desamparados pelo término de projetos educacionais musicais anteriores da cidade, organizaram-se e foram em busca de apoio para essas crianças. Esse apoio surgiu pelo alinhamento de empresas e amantes da música, possibilitando à ACTV reunir essas crianças e adolescentes e viabilizar a continuidade das aulas gratuitas, bem como várias apresentações musicais em São Bernardo e região.
Em 2013, a ACTV passou a dirigir de forma independente e voluntária, os projetos educacionais e as apresentações do Grupo Innovare Orquestra e Coral, contando apenas com pequenas doações, as quais duraram até o ano de 2016.
Neste mesmo ano, surgiu uma iniciativa de criar a Orquestra Filarmônica Innovare e que a partir do ano de 2017 passou a se chamar Orquestra Filarmônica São Bernardo do Campo, com o objetivo de agregar músicos que se destacaram no projeto educacional da ACTV e chegaram ao nível semiprofissional, juntamente com músicos profissionais da região do ABC, contratados para fazer parte da orquestra e dar aulas para crianças nos projetos educacionais da Associação.
Desde a fundação até o ano de 2020, passaram pelos projetos educacionais da ACTV, cerca de 300 crianças e jovens, dos quais muitos seguiram carreira de músico profissional e atuam no cenário profissional brasileiro, inclusive na própria Orquestra Contemporânea Innovare.
Em 2020 a Associação Cultural Tocando a Vida passou por uma reestruturação, para profissionalização com um modelo de sustentabilidade para a Orquestra. Com isso, a marca foi redefinida, com novo formato de apresentação orquestral, que se traduz em uma experiência Multissensorial, Multimídia e Inovadora. Assim nasceu a OCI – Orquestra Contemporânea Innovare.
E sem perder o seu principal propósito, juntamente com excelentes músicos da OCI, desde 2023 a ACTV atua em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, no Programa Mais Música, ministrando aulas de canto coral e instrumentos musicais (cordas, sopros, percussão e teclado), em 22 escolas de ensino integral da rede pública do município, 140 turmas, onde 3.070 alunos estão sendo beneficiados atualmente.
A partir de 2024 a ACTV também passa a gerir, através de parceria com a Scania Latin America e a Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo, o Projeto Escola de Portas Abertas – Música para Todos, com um modelo de aulas de música com o objetivo de formação de uma orquestra sinfônica na EMEB Celso Daniel no bairro Cooperativa – São Bernardo do Campo, com a participação de alunos da EMEB e moradores da comunidade.
Turnê com a dupla Zezé Di Camargo e Luciano. Pausa nas atividades devido ao enfrentamento da Pandemia da Covid-19.
Parceria com o Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Educação do município de São Bernardo do Campo, ministrando aulas de canto coral e instrumentos musicais (Cordas, sopros, percussão e teclado), em 19 escolas de ensino integral da rede pública do município, onde 1.094 alunos foram?beneficiados.
O Projeto “Música Para Todos” é uma iniciativa da Scania Brasil em parceria com a Associação Cultural Tocando a Vida, atendendo a um chamamento da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo, o qual visa atender a comunidade no entorno da EMEB Celso Augusto Daniel, no bairro Cooperativa, com aulas de música e a formação de uma Orquestra e um Coral comunitários, tendo como orientadores, professores especialistas de excelente qualidade.
A ACTV trabalha de forma legítima e legal, sem deixar de prestar as devidas contas e informações necessárias à sociedade. Entre e faça download do arquivo.
Assossiação Cultural Tocando a Vida
*Todos os Direitos Reservados
BCM Agência – Criação de Sites e Aplicativos Profissionais ❤